Vale a pena ter mais de um cartão de crédito?

Ter mais de um cartão de crédito pode parecer uma proposta tentadora, mas é preciso se organizar bem financeiramente para isso

Atualizado em julho 27, 2021 | Autor: Carolina
Vale a pena ter mais de um cartão de crédito?

O que não falta atualmente são opções de cartões de crédito para escolher. Com a acirrada concorrência das instituições financeiras temos cartões de todos os tipos: nacional, internacional, com e sem anuidade, aqueles que são co-branded, da bandeira Visa, Mastercard ou Elo, e não sabemos nem por onde começar a escolher.


Publicidade


Os cartões facilitam a vida e proporcionam diversas comodidades como ter uma linha de crédito rápida e simples disponível, o parcelamento de compras, além da possibilidade de acumular pontos que podem ser trocados por milhas e até vantagens e descontos em estabelecimentos parceiros.

Mas se por um lado ter todas essas vantagens é bom, por outro pode ser muito complicado para quem não faz controles financeiros.

E aí a dúvida surge, vale a pena ter mais de um cartão de crédito?


Publicidade


A resposta é simples, DEPENDE!

Sim, isso mesmo. Ninguém melhor do que você para dizer quantos cartões são necessários para as suas necessidades.

Especialistas em economia explicam que você pode ter quantos cartões quiser, mas que é necessário cuidado para não pecar pelo excesso porque quanto mais cartões você tiver, mais fácil pode ser perder o controle das suas finanças e se endividar.

Como nosso objetivo é prezar pela sua saúde financeira, separamos quatro dicas de como você pode ter mais de um cartão de crédito, caso seja a sua vontade, e mesmo assim ter seus gastos sempre sob controle.

 

  1. Busque cartões de crédito sem anuidade

Já parou para colocar na ponta do lápis o gasto anual que você tem com as tarifas e taxas do cartão de crédito? Dependendo do cartão esse valor pode ser extremamente alto.

Por isso, se você deseja ter mais de um cartão de credito a dica é reduzir custos com as anuidades.

E opção de cartões sem anuidade no mercado é o que não falta, cada banco tem pelo menos um cartão nessas condições.

 

  1. Faca um planejamento dos seus gastos

Ter mais de um cartão de crédito pode dar a falsa ilusão que você pode comprar tudo que deseja, mas nem sempre ter limite disponível significa ter condições suficientes de comprar ou contratar determinado produto ou serviço.

Ainda mais se seus limites de crédito ultrapassam o que você recebe mensalmente.

Por isso antes de comprar algo com os seus cartões de crédito, confira o seu controle de gastos e se você realmente vai conseguir arcar com esse valor quando a fatura chegar.

 

  1. Escolha os cartões pelos benefícios

Não vale a pena ter mais do mesmo. Por isso defina quais vantagens te interessam, como um bom programa de recompensas, cashback ou um limite mais alto.

É sempre bom ter mais de um cartão desde que eles ofereçam vantagens diferentes do que você já tem nos outros.

 

  1. Evite pagar só o mínimo da fatura

Todas às vezes que você decide pagar só o mínimo de uma fatura, você terá que arcar com os juros do rotativo, e esses juros podem ser altíssimos.

Além disso, o restante que não foi pago dessa fatura é encarado como um empréstimo para você, ou seja, esse valor “emprestado” é cobrado na próxima fatura acrescido de multas por atraso e de juros, e também acrescido do valor pendente para a fatura desse mês em questão.

Se calculado, tudo isso pode ser danoso ao orçamento e gerar inadimplência, por isso faça uma boa organização financeira e evite pagar só o mínimo do seu cartão.

Ainda sobre pagamento, procure sempre pagar sua fatura dentro do prazo, até a data de vencimento para não incidir juros nem multas.

 

Portanto ter mais de um cartão de crédito é viável, mas é preciso avaliar as condições e fazer boas escolhas. Por isso leve em consideração os benefícios daquele cartão para você, e faça um bom controle e administração de gastos, para que o nível das finanças possa ser mantido.