Pix Parcelado: saiba como pagar com Pix e parcelar seus pagamentos
Entenda o que é, como funciona, os possíveis custos e se vale a pena
O Pix conquistou o coração dos brasileiros, afinal nada melhor do que poder fazer transferências e receber dinheiro instantaneamente 24 horas por dia, 7 dias por semana sem nenhuma taxa. Mas a tecnologia evoluiu e agora você pode ter acesso ao Pix Parcelado.
Já ouviu falar desta novidade? Se não, pode ficar tranquilo que neste artigo te explicaremos tudo que você precisa saber sobre essa nova opção de pagamentos e transferências que pode facilitar ainda mais a sua vida financeira. Veja só:
Como funciona o Pix Parcelado?
O Pix Parcelado é uma funcionalidade que bancos e fintechs criaram para facilitar a vida dos clientes, mas não é um meio de pagamento oficial do Banco Central.
Com essa funcionalidade é possível fazer transferências e pagamentos de forma parcelada através do PIX. Os bancos e instituições financeiras costumam chamar isto de “Buy Now, Pay Later”, que traduzindo significa “Compre agora, Pague depois”.
Funciona assim: quem recebe o pagamento recebe o valor total, de uma única vez, mas quem paga, faz isso através de parcelas mensais.
Como é possível aderir ao Pix Parcelado?
Existem duas formas do Pix Parcelado, a primeira tem relação com o cartão de crédito, já a segunda funciona como um empréstimo.
Com o cartão de crédito
que utiliza o limite do cartão de crédito, e as parcelas vão aparecendo justamente nas próximas faturas, e uma que não possui relação com o cartão, mas sim, funciona como se fosse um empréstimo.
Como o empréstimo
Essa outra forma se refere há uma espécie de empréstimo, você opta pelo Pix Parcelado através do saldo da sua conta corrente e deverá ter dinheiro em conta no dia escolhido para o pagamento. Caso não tenha o dinheiro o banco colocará como saldo devedor e pode cobrar juros.
Há algum custo para realizar este tipo de operação?
O Pix Parcelado é uma modalidade de crédito, seja optando pelo cartão de crédito ou pela espécie.
Por isso, esse tipo de transação costuma ter alguma taxa de juros. As instituições podem cobrar:
1) Taxa única cobrada para realizar a operação;
2) Juros mensal pelo parcelamento;
3) Juros anual pela operação, a depender da quantidade e parcelas.
Então, antes de optar pelo Pix Parcelado, consulte com a sua instituição financeira quais são as taxas de juros e custos da operação.
Quais instituições permitem esse tipo de transação?
Nem todos os bancos oferecem a opção do Pix Parcelado, mas as principais instituições financeiras do Brasil e alguns bancos digitais já disponibilizam, como:
- Nubank;
- Santander;
- Banco BV;
- PicPay;
- RecargaPay;
- Bradesco;
- Digio.
Vale a pena aderir ao Pix Parcelado?
Como toda operação de crédito, sempre há benefícios e malefícios.
O Pix Garantido pode ser uma opção muito vantajosa e aquele apoio quando a situação aperta, mas também deve ser usada com muita responsabilidade financeira para não gerar endividamento.
Para facilitar para você, resumimos tudo que você precisa lembrar na hora de escolher ou não fazer pagamentos parcelados.
Quando não vale a pena parcelar:
- Quando há juros;
- Quando o seu cartão já tem outros gastos, e ao juntar com o parcelamento vai ficar inviável o pagamento;
Quando parcelar pode ser uma boa opção:
- Quando não há juros ou os juros são baixos;
- Quando a parcela cabe dentro do seu orçamento;
- Quando acontece uma situação de emergência e essa é a única solução encontrada para conseguir aquele crédito extra;
Lembrando sempre que a conta deste parcelamento vai chegar e você vai precisar ter dinheiro para pagar. Então, sempre que for optar pelo parcelamento, lembre-se que você estará utilizando um dinheiro que você ainda não tem.