Quer pagar seu IPVA com o cartão de crédito? Saiba como fazer!

Saiba que no estado de São Paulo é possível dividir o valor do IPVA no cartão de crédito

Atualizado em janeiro 16, 2024 | Autor: Ivan
Quer pagar seu IPVA com o cartão de crédito? Saiba como fazer!

 O mês de janeiro não é muito fácil. Afinal, é um mês recheado de contas a pagar, como por exemplo, as matrículas e os materiais da escola dos filhos, as contas parceladas do fim do ano anterior e, é claro, os impostos como IPTU e IPVA.


Publicidade


Por isso, o valor total das contas pode ficar bem alto. Sendo assim, muitas vezes fica mais fácil parcelar alguma dessas contas e aliviar o orçamento de janeiro.

No estado de São Paulo é possível que o IPVA seja dividido em até 12 vezes, além da possibilidade de dividir o imposto em até três vezes, já ofertado para os donos dos veículos.

Vamos recordar: o que é o IPVA?

IPVA é a sigla do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores e é um imposto estadual.


Publicidade


Os contribuintes desse tributo são os proprietários de veículos automotores, não sendo incidido sobre embarcações e aeronaves.

Cada estado tem a autonomia de determinar a alíquota do imposto, incidindo sobre o valor venal do veículo.

O IPVA foi instituído em 1986 e sua arrecadação é dividida entre município, estado e governo federal e aplicado de acordo com a necessidade, podendo ser até mesmo em educação e saúde.

Portanto, o objetivo da arrecadação do IPVA não é somente para melhorias de ruas e estradas.

O que acontece se eu não pagar o IPVA?

Primeiramente, o não pagamento do IPVA resulta em um grande montante de juros sobre o valor do imposto. E fique sabendo que os juros são altos.

Em segundo lugar, o proprietário que não recolhe a taxa do IPVA tem seu nome inscrito no Cadin Estadual, que é um cadastro de inadimplentes. Isso impede conseguir crédito utilizando a Nota Fiscal Paulista e poderá haver a cobrança em protesto feita pela Procuradoria Geral do Estado.

O ideal é não deixar de pagar, uma vez que o não pagamento de impostos com esse leva a pessoa a contrair uma dívida ativa.

Como faço para parcelar o IPVA no cartão de crédito?

Para pagar seu IPVA parcelado no cartão de crédito basta acessar o site da Secretaria da Fazenda e, depois, acessar o site de uma das empresas credenciadas que oferecem esse serviço.

As empresas chegam a oferecer a possibilidade de dividir o valor do imposto em até 12 vezes no cartão de crédito, mas com a incidência de juros.

A recomendação da Secretaria da Fazenda é que o contribuinte avalie as condições e veja a que seja mais favorável.

Mesmo se já venceu a data de pagamento de seu IPVA, ainda é possível acessar e optar pela opção de parcelamento. Porém, serão cobrados os valores de multa de juros.

É uma boa ideia parcelar o valor do IPVA no cartão de crédito?

Caso você esteja com o orçamento muito apertado, pode ser viável para aliviar um pouco as finanças do começo do ano.

Contudo, por conta dos altos juros cobrados para esse tipo de transação, o contribuinte pode sair em desvantagem, além de ser uma dívida que irá acompanhá-lo durante todo o ano.

Enfim, esta é uma decisão que cabe a cada um, que sabe a situação atual e como está a situação financeira!