De vermelho só o Papai Noel, passe o Natal no azul com o seu cartão de crédito

Conheça quatro dicas sobre como não se endividar nesta época do ano

Atualizado em dezembro 7, 2022 | Autor: Carolina
De vermelho só o Papai Noel, passe o Natal no azul com o seu cartão de crédito

O cartão de crédito é uma das principais causas de endividamento dos brasileiros. Ainda mais em datas comemorativas como o Natal que podemos passar do limite e acabar se perdendo nas contas. 


Publicidade


É por isso que hoje queremos te mostrar como é possível passar o Natal no Azul, bem longe do endividamento e da inadimplência.  

Afinal, o cartão de crédito pode ser um bom aliado nessa época onde queremos tudo novo, como roupas, brinquedos, calçados, perfumes, acessórios, smartphones e muito mais.

Conheça algumas dicas para não se endividar

O primeiro passo para passar o Natal no azul, é saber como usar o seu cartão de crédito corretamente, por isso abaixo você confere como fazer isso:

Dica 1: Tenha uma lista de presentes 


Publicidade


Ok, eu sei que nessa época queremos comprar aquele presentinho até para o papagaio da vizinha, mas isso pode ser muito prejudicial para a sua saúde financeira, mesmo que seja “só uma lembrancinha”. 

Por isso, pegue um papel ou até mesmo o bloco de notas do celular, e defina uma lista de presentes com quem você deseja presentear e com o quê. 

É importante fazer isso antes de sair às compras, porque quando você não sabe o que está buscando pode correr o risco de gastar muito mais do que deveria, e até mesmo comprar coisas desnecessárias só pelo impulso. 

Dica 2: Entenda que ter limite não significa poder gastar 

Um dos maiores erros é achar que ter limite no cartão é a mesma coisa de ter dinheiro, especialmente porque a depender do cartão de crédito, o limite costuma ser algumas vezes maior do que o próprio salário do usuário.

O limite é uma linha de crédito pré-aprovada – ou seja, não é um dinheiro “concreto” que a instituição financeira te dá para gastar. 

É uma espécie de valor disponível para que você gaste, mas que depois deverá ser pago, seja à vista ou de forma parcelada.

Imagine se você gastar mais do que consegue pagar, como ficará a sua situação financeira? Como será possível arcar com as faturas mensais?

Muito provavelmente, se isso acontecer, você terá problemas para o pagamento, se afundando em juros e podendo ficar inadimplente ou até mesmo negativado.

Por isso não comprometa todo o seu limite de crédito, gaste apenas o valor necessário e que esteja dentro do orçamento estipulado pelo seu planejamento financeiro.

Dica 3 – Cuidado com parcelamentos

A opção de parcelamento em lojas e sites pode nos fazer comprar coisas que não precisamos, e pior, com valores que não podemos arcar, pois as parcelas podem acumular com outras despesas e pagar todas as contas se tornaria inviável. 

Sempre que possível, é bom realizar as compras à vista, ou seja, para pagamento total na fatura. 

Mas se você não consegue comprar o item da maneira acima, procure parcelar a compra na menor quantidade possível de parcelas, evitando toda forma de parcelamento que tenha juros. 

Dica 4: Aproveite todas as vantagens da sua bandeira e do cartão de crédito

Agora que você já sabe quais cuidados deve tomar ao fazer uma compra com cartão neste Natal, chegou o momento de ver como é possível aproveitá-lo para passar no aul. 

E para começar, uma dica valiosa é aproveitar ainda mais as vantagens oferecidas pela bandeira do seu cartão, a depender da modalidade.

Alguns cartões oferecem uma espécie de seguro que protege sobre o aumento de preços, ou seja, caso você encontre, até 30 dias após a compra de um item, o mesmo item com um preço inferior àquele que você pagou, é possível solicitar um reembolso dessa quantia. 

Essa é só uma forma de economizar dinheiro, mas há muitos outros benefícios, como o programa Mastercard Surpreenda, onde você compra um produto e ganha mais um de graça. 

Ou o Vai de Visa, te dá descontos em compras e benefícios em viagens de avião.

Opções de benefícios, serviços e assistências não faltam, por isso conheça quais são as vantagens oferecidas pelo seu cartão e aproveite! 

Agora que você já anotou todas essas dicas, está esperando o que para aproveitar o Natal com o seu cartão de crédito?