Usar o cartão de crédito na Black Friday requer atenção: veja quais cuidados tomar

Confira quatro orientações importantes para manter a sua saúde financeira no dia 25 de novembro

Atualizado em outubro 31, 2022 | Autor: Carolina
Usar o cartão de crédito na Black Friday requer atenção: veja quais cuidados tomar

Na última sexta-feira de novembro, milhares das lojas brasileiras aderem a uma grande promoção de varejo, a famosa Black Friday. 


Publicidade


E com isso, é lógico que nós clientes queremos aproveitar para adquirir aquele produto e serviço que já estava nos planos há muito tempo, mas precisa de um desconto para ser comprado. 

Mas assim como uma moeda tem dois lados, as compras na Black Friday requerem atenção, especialmente quando o assunto é fugir de golpes e ainda manter a saúde financeira. 

Por isso que hoje queremos te mostrar quatro cuidados importantes para tomar na hora de decidir comprar na Black Friday. Confira: 

1 – Faça um planejamento financeiro


Publicidade


Ter um cartão de crédito na Black Friday é muito bom, especialmente pelo tanto de benefícios que eles estão oferecendo para os clientes atualmente, como cashback, descontos e programas de pontos e milhas. 

Mas é muito importante usá-lo de forma consciente para não ter prejuízos e até mesmo não se endividar, por isso tenha um planejamento financeiro e respeite-o. 

Para isso, faça uma avaliação da sua situação financeira, anote quanto você recebe, quanto você gasta e quais dívidas fixas possui neste mês de novembro. 

Com esse planejamento em mãos, você saberá exatamente quanto pode comprometer do seu orçamento com os gastos do cartão na Black Friday, e assim também saberá quando é possível comprar aquele produto que tanto deseja, fazer aquela viagem, ou investir num sonho.

2 – Pesquise antes de comprar 

O preço baixo e a disputa acirrada para conseguir o item no menor valor pode ser tentadora, mas para garantir que você vai realizar a melhor compra e também ter segurança nisso é necessário pesquisar sobre o item, a loja e as políticas da compra. 

Por isso, antes de comprar o produto acompanhe a descrição para saber se é exatamente o que você deseja, entenda como a empresa faz seus envios, trocas, devolução de mercadorias e prazos de entrega. 

Essas informações devem ser obrigatoriamente fornecidas pela loja.

E se o que encontrou não for interessante para você, repita o processo com outros produtos e lojas. 

3 – Cheque a confiabilidade da loja que deseja comprar

Uma dica valiosa para não ter dor de cabeça com as suas compras na Black Friday é conhecer bem a loja antes de fazer uma compra.

Já imaginou comprar um produto e ele não chegar porque a empresa e a oferta são falsas? 

Ou então ter seu cartão clonado porque o site não tinha bons padrões de segurança de dados? 

Com certeza você não quer passar por isso! 

Então uma forma simples e eficaz de evitar isso é fazer uma busca sobre a empresa via Serasa, redes sociais ou nos sites especializados em reclamações, como o Reclame Aqui.

Você também pode acessar o site oficial da Black Friday 2021 e encontrar a lista de lojas participantes para ter mais segurança. 

4 – Evite pagar o valor mínimo da fatura

Aproveitou a Black Friday e comprou aquilo que tanto queria? O momento pós compra é tão importante quanto os cuidados que você tomou antes de realizá-la.

Isso porque um dos piores vilões ao usar o cartão de crédito é o pagamento mínimo da fatura. 

Ao pagar só o mínimo, ou um valor abaixo do total da fatura, o saldo que não foi pago é encarado como uma espécie de “empréstimo” para você.

E aí, você entra no limite de crédito rotativo e as taxas de juros são exorbitantes, podendo se tornar uma verdadeira bola de neve. Para você ter uma noção, em abril de 2021, a taxa de juros do rotativo chegou a 335,25% ao ano.

Por isso, opte, sempre que possível, pelo pagamento integral da fatura. Sem deixar nada para pagar em dezembro e sem incorrer em juros que certamente complicarão a sua saúde financeiramente.