Como funciona o contactless de um cartão de crédito

Se você tem um cartão que permite fazer compras por aproximação, tire suas dúvidas sobre essa tecnologia

Atualizado em agosto 27, 2021 | Autor: Carolina
Como funciona o contactless de um cartão de crédito

Os pagamentos por aproximação conquistaram a cabeça dos brasileiros. É só encostar o cartão na maquininha e pronto: “transação aprovada”!


Publicidade


Especialmente nessa época de pandemia onde é possível realizar pagamentos com mais segurança, sem precisar tocar na maquininha de cartão para digitar e até mesmo sem inserir a senha para completar uma transação.

Mas você sabe como isso é possível?

Se ainda não sabe, fica tranquilo, porque aqui te explicaremos como funciona a tecnologia contactless ou como também é chamado, tecnologia para pagamento por aproximação. 

Como o nome já diz, “contactless”, vem do inglês e significa “sem contato”. Para isso funcionar é utilizado uma  tecnologia chamada de NFC (Near Field Communication), que significa comunicação por campo de proximidade.


Publicidade


Ou seja, com a tecnologia NFC é possível aproximar dois objetos, por exemplo, uma maquineta de cartão e um cartão de crédito e os dois iram “conversar”, trocar as informações necessárias e concluir a transação que precisa ser feita, sem que seja necessário introduzir o cartão na máquina ou digitar a senha.

De uma forma mais técnica, funciona assim: 

Chips NFC são instalados na maquininha de cartão e no cartão de crédito. Lembrando que não é aquele chip tradicional que fica visível no cartão, esse chip é instalado na parte interna e fica completamente oculta ao usuário.

Esses chips possuem uma frequência de rádio RFID específica de 13,56 MHz, que só funciona quando os chips estão muito próximos.

Para fazer o pagamento por aproximação, os dois chips se comunicam por ondas de rádio, trocando informações, e por isso quando os dispositivos de pagamento e leitor estão próximos e ativados, são trocados dados criptografados para concluir um pagamento.

E essa tecnologia é segura? 

Sim, pode ficar tranquilo porque a tecnologia contactless não é nenhuma grande novidade, ela já está presente em vários meios atualmente.

Como catracas de transporte público, chaves de hotéis e até mesmo em crachás para bater ponto, a diferença é que nos últimos anos começou a ser utilizado também para pagamentos.

A segurança da tecnologia contactless se dá em primeiro ponto, porque:

  1. Todos os dados das transações são criptografados, ou seja, as informações são codificadas para que elas não possam ser lidas totalmente. Então seus dados pessoais e informações de pagamento, como o número do seu cartão de crédito, estão todos embaralhados, e protegidos de forma a não serem compreensíveis por um terceiro.

Os leitores de pagamento NFC, no caso das maquininhas de cartão, por exemplo, são capazes de se conectar a apenas um dispositivo por vez, não podendo ter invasões de outras maquininhas ou cartões. 

Ou seja, é um cartão de crédito por máquina e uma maquininha por cartão de crédito naquele momento.  

Mas fique atento, porque mesmo sendo uma tecnologia segura, criminosos tentam se aproveitar da tecnologia para cometer fraudes. 

Para evitar isso e grandes prejuízos para os usuários, as próprias empresas estipulam o valor máximo de R$200,00 para esse tipo de transação onde não é preciso digitar senha. 

Em alguns cartões esse valor pode ser alterado pelo usuário através do app do banco ou instituição financeira.

Afinal, com o limite baixo, caso você perca o cartão ou seja roubado, os criminosos não poderão fazer grandes compras. 

Já a segunda dica é desativar a função de pagamento por aproximação quando estiver em grandes multidões ou aglomerações, como festas e transporte público, porque criminosos podem se aproximar com uma maquineta de cartão, sem que você perceba e aí realizar uma transação.

Você é um adepto da tecnologia contactless ou ainda tem medo de usá-la para realizar compras?