Como aumentar seu score para solicitar crédito
Entenda porque os seus pedidos de crédito são negados e como mudar essa situação

Se já teve um pedido de crédito negado, sabe o quanto é uma situação chata. Isso porque cada banco ou financeira tem as próprias regras para aprovar ou recusar um pedido de crédito, seja cartão de crédito, financiamento ou até mesmo empréstimo.
Dentre esses motivos para aprovar ou não, o score é um parâmetro sempre analisado, e gera muitas dúvidas ao consumidor sobre como funciona. Mas a verdade é que, se você deseja ser aprovado sempre, ter um bom score é importante.
Por isso separamos um guia completo para que você entenda como funciona o score e saiba como pode aumentá-lo e mantê-lo sempre alto para ser aprovado em diversas opções de crédito.
O que é o score?
O score é uma pontuação que órgãos protetores de crédito como SPC e Serasa usam para classificar o consumidor.
O ranking vai de 0 a 1.000 e assim indica o grau de confiabilidade de um indivíduo no que diz respeito à concessão de crédito.
Para definir essa pontuação é analisado todo o histórico do comportamento como consumidor, ou seja, se as contas são pagas, se houve atraso, histórico, relação com as instituições de crédito e dados atualizados.
Quanto maior a pontuação, mais confiável é o consumidor. Logo, mais fácil será a aprovação de crédito para ele.
Por que meu score é baixo?
Alguns fatores podem fazer com que sua pontuação seja baixa, como:
- Dívidas em aberto;
- Atrasar o pagamento de contas;
- Histórico de contas não pagas e negativação;
- Fazer muitas solicitações de crédito em curto período de tempo ou pedir vários aumentos de limite no cartão de crédito;
- Não ter contas em seu nome.
Como o score determina a minha aprovação ou não de crédito?
Quando você solicita um crédito em qualquer instituição financeira, como um cartão de crédito por exemplo, é feito uma avaliação para definir se você pode ou não ter um limite concedido ali.
Essa análise costuma ocorrer em 4 etapas. A primeira é a análise de documentação e de renda, depois em uma ferramenta própria do banco para avaliação do cartão de crédito solicitado, depois nos órgãos de proteção como Serasa e SPC, e por último, a análise de score.
Como o score registra o histórico do comportamento como consumidor, estar com ele baixo pode afetar a sua aprovação nas solicitações de crédito, afinal o banco quer a segurança que você é um bom cliente e honrará seus compromissos financeiros com ele.
Agora que você já sabe tudo sobre o score, confira essas dicas de como você pode aumentá-lo e conseguir aquele crédito que tanto deseja.
- Tenha contas no seu nome
Às vezes o seu score é baixo pelo simples fato de que as pessoas não te conhecem como pagador.
Contas de luz, cartão, água, crediário no seu nome farão toda a diferença, porque não dá para saber se você é uma pessoa confiável e se vai honrar o pagamento se “ninguém te conhece” no mercado.
Por isso, tenha uma conta bancária com movimentação ou até mesmo peça um cartão de crédito no banco para movimentar o seu “nome”.
- Faça crediários e pagamentos parcelados
Sempre ouvimos que pagar à vista e no dinheiro é a melhor opção, e de fato, em muitos casos é a melhor coisa a se fazer mesmo, mas no caso do score, pagamentos em crediários e parcelados podem ajudar a aumentar a sua pontuação.
Em compras parceladas seu histórico como cliente será avaliado, e você pode até comprar nesse modelo e antecipar as parcelas, pois essa é uma atitude que prova para os bancos e financeiras que você é um bom consumidor. Isso vai contribuir para o aumento do seu score e aumentar a possibilidade de aprovação de crédito.
- Não atrase seus pagamentos
Sabemos que imprevistos acontecem, mas pagar as suas contas sempre em dia é muito importante.
Portanto, fique atento aos prazos das suas parcelas para que não sejam pagas em atraso constantemente, e transmita a percepção de que você é alguém desorganizado com sua vida financeira.
Agora você já sabe o que precisa fazer, mas enquanto o seu score não aumenta, que tal conferir essas opções de cartões de crédito com fácil aprovação? Basta clicar aqui.