Cartão de crédito para menores de 18 anos: Veja como conseguir o seu!

Existem quatro opções de cartões que podem ser solicitados sem complicações para este público

Atualizado em outubro 18, 2022 | Autor: Carolina
Cartão de crédito para menores de 18 anos: Veja como conseguir o seu!

Os cartões de crédito são muito úteis e desejados por todo mundo, inclusive por aqueles que ainda não chegaram à maioridade. É por isso que hoje queremos te apresentar algumas opções de crédito para menores de 18 anos.


Publicidade


Abaixo separamos um guia completo com as principais opções disponíveis no mercado para que quem tem menos de 18 anos, também possa aproveitar das vantagens de ter um cartão de crédito para chamar de seu.

Ficou curioso para saber quais são? Então confira o nosso artigo:

Menores de idade podem solicitar um cartão de crédito?

A legislação brasileira é de fato restritiva em relação à contratação de serviços financeiros por crianças e adolescentes, mas menores de idade podem solicitar cartões de crédito. 


Publicidade


O processo de solicitação e disponibilização desses cartões não funcionam exatamente como se essa pessoa já fosse maior de idade, mas com as várias mudanças do mercado financeiro muitos bancos conseguiram desenvolver estratégias para oferecer crédito a esse público

Conheça as opções de crédito para menores de 18 anos

1 – Cartão Universitário 

Se o menor de idade já chegou à universidade esse pode ser o momento ideal para solicitar o crédito. 

Isso porque os bancos costumam oferecer um serviço de conta exclusiva para universitários que pode ter acesso ao cartão, mesmo sem ter completado 18 anos. 

A conta e cartão de crédito podem ser emitidos no nome do menor, mas todo o processo de abertura da conta e solicitação do cartão deverá ser feito acompanhado pelo responsável legal, que terá que assinar os termos e assumir as responsabilidades sobre essa concessão de crédito. 

Geralmente, os limites dos cartões universitários começam baixo, já que muitos jovens ainda não têm um emprego formal e consequentemente uma renda fixa para arcar com isso, mas existe uma possibilidade de ajuste frequente do limite conforme o cartão for utilizado mês a mês.

2 –  Cartão Pré-Pago

Uma ótima opção para quem deseja ter um cartão são os cartões pré-pago. Eles funcionam como uma espécie de cartão recarregável, onde o menor pode colocar o dinheiro na sua conta para usá-lo como preferir. 

Eles não costumam limitar uma idade determinada, ou seja, praticamente qualquer pessoa pode solicitá-lo.

Os cartões pré-pago funcionam da mesma maneira que os cartões convencionais e podem ser usados para fazer compras online, assinar serviços pré-pagos ou de streaming, tomar um café na padaria ou qualquer outro serviço, em diversos estabelecimentos que aceitem a bandeira. 

O único requisito é que o valor da compra esteja disponível como saldo no cartão pré-pago.

3 – Cartão Mesada 

Idêntico ao cartão anterior, os Cartões Mesada funcionam exatamente como um cartão convencional, que um adulto pode ter. 

Eles podem ser usados para todo tipo de compra, em diversos estabelecimentos comerciais e sites, tanto em território nacional, como no exterior, a depender da empresa emissora do cartão. 

As únicas diferenças, são que os Cartões Mesada são do tipo pré-pago, e aceitam menores de idade, inclusive crianças.  

Ou seja, eles funcionam como uma espécie de cartão recarregável, onde você, adulto responsável, coloca dinheiro para que seu filho use como preferir.

4 – Cartão de crédito adicional 

A forma mais conhecida para os menores de 18 anos terem um cartão de crédito é através do cartão adicional. 

Por estar vinculado ao cartão de um titular civilmente capaz e responsável, e que deve arcar com todas as obrigações da fatura, os bancos podem oferecer cartões para jovens maiores de 16 anos.

Mas temos um bônus nesse ponto: o Itaú Unibanco lançou um cartão de crédito voltado para crianças e adolescentes com o objetivo de estimular a educação financeira.

O cartão está vinculado ao cartão de quem já é cliente do Itaú e o interessado pode solicitá-lo em nome dos adolescentes, maiores de 12 anos, parentes ou não. 

Assim como todo cartão adicional, o limite de crédito é definido pelo adulto responsável durante a solicitação do produto e pode ser alterado a qualquer momento.

E os benefícios e vantagens desse cartão adicional são os mesmos que o titular tem direito.

É importante lembrar que esses cartões adicionais, independentemente do banco ou instituição escolhido para emitir, devem ser solicitados pelo titular do cartão sendo ele maior de idade. 

E aí, conhecia esses cartões?

Você está esperando o que para ter uma dessas opções que aceitam solicitação de menores de 18 anos, oferecem benefícios e aquele crédito extra tão esperado?