Black Friday 2022: como fugir de golpes e furadas com o cartão de crédito

Cuidar da segurança dos dados do seu cartão é importante para evitar problemas futuros

Atualizado em outubro 31, 2022 | Autor: Carolina
Black Friday 2022: como fugir de golpes e furadas com o cartão de crédito

O cartão de crédito é um dos meios de pagamentos mais utilizados no Brasil, e esse número pode ser ainda maior na Black Friday quando os clientes aproveitam para comprar aquele presente de Natal antecipado, adquirir um novo eletrodoméstico, comprar uma viagem e muito mais. 


Publicidade


Mas se por um lado a facilidade do pagamento com cartão de crédito é uma vantagem para conseguir adquirir aquele produto que tanto deseja, por outro é um alvo fácil de criminosos. 

É por isso que hoje queremos te dar três dicas de como fugir de golpes e furadas com o cartão de crédito na Black Friday de 2022 que acontecerá no dia 25 de novembro. 

Veja tudo que você precisa saber para aproveitar a boa época para compras sem correr riscos! 

1 – Desconfie de promoções e descontos mirabolantes


Publicidade


Apesar de ser Black Friday, dificilmente você vai encontrar uma oferta ou promoção de produto com preço muito abaixo do que o praticado pelo mercado, inclusive para um Black Friday. 

Por exemplo, dificilmente você vai encontrar o novo Iphone 13 custando R$1.000,00, enquanto o preço original no Brasil ultrapassa os R$6.000,00 

Lembre-se que quando a esmola é muita o cego desconfia.Ofertas muito discrepantes da realidade é um sinal de alerta que você deve ficar atento e checar. 

E isso vale para todo tipo de produto, tanto para os vendidos por grandes lojas do comércio varejista conhecidas no Brasil, quanto para aquele comércio local, que ainda não tem muito reconhecimento. 

2 – Cheque a confiabilidade da loja que deseja comprar

Outra dica valiosa para não ter dor de cabeça com as suas compras na Black Friday é conhecer bem a loja antes de fazer uma compra.

Já imaginou comprar um produto e ele não chegar porque a empresa e a oferta são falsas? 

Ou então ter seu cartão clonado porque o site não tinha bons padrões de segurança de dados? 

Com certeza você não quer passar por isso! 

Então uma forma simples e eficaz de evitar isso é fazer uma busca sobre a empresa via Serasa, redes sociais ou nos sites especializados em reclamações, como o Consumidor.com e o Reclame Aqui.

Você também pode acessar o site oficial da Black Friday 2022 e encontrar a lista de lojas participantes para ter mais segurança. 

3 –  Utilize os cartões virtuais 

Se decidir por realizar alguma compra online durante a Black Friday lembre sempre de prezar pela segurança dos dados do seu cartão. 

Por isso, sempre utilize os cartões virtuais que podem ser gerados geralmente pelo app do banco ou instituição administradora do cartão. 

Isso fará com que os riscos de fraudes, clonagem e problemas com o cartão diminuam, já que no cartão virtual, é gerado um número e um código de segurança provisórios, e que valem para um conjunto de transações preestabelecido.

Depois desse prazo, os dados desse cartão se tornam inválidos e não é possível realizar mais nenhuma compra com ele, necessitando emitir outro.

Assim, mesmo que alguém mal-intencionado tenha acesso aos dados desse cartão de crédito virtual, não conseguirá usá-lo para fazer mais nenhuma compra.

Já sabia disso?

Com essas dicas você poderá aproveitar a Black Friday para comprar aquele produto ou serviço que tanto deseja, mas ficando bem longe de golpes e furadas com o cartão de crédito.