O ano começou e é a hora de pagar os principais impostos desse período, como por exemplo o IPTU. 

O Imposto Predial e Territorial Urbano é um imposto cobrado de quem tem um imóvel urbano. Pode ser casa, apartamento, sala comercial ou qualquer outro tipo de propriedade em uma região urbanizada.

Se você faz parte desse grupo que tem um imóvel e quer uma ajudinha para pagar esse imposto, confira a possibilidade de pagar o IPTU com o cartão de crédito.

Entenda como funciona e tudo que você precisa saber sobre isso no nosso artigo!

É possível pagar o IPTU com o cartão de crédito

Por ser algo novo, muita gente ainda tem dúvida se é possível ou não fazer o pagamento do IPTU através do cartão de crédito. 

Mas a resposta é: SIM! Você pode fazer o pagamento do IPTU dessa forma. 

A determinação é nova e tem sido instituída por cada estado e município, o pagamento de diversos tributos, como o IPTU através do cartão de crédito e inclusive de forma parcelada.

O valor do IPTU pode ser parcelado no cartão de crédito?

Sim, nos estados que permitem esse tipo de pagamento, aceitam que o valor do IPTU seja parcelado através das empresas credenciadas.

A determinação é que as empresas credenciadas podem oferecer opção de parcelamento e algumas permitem inclusive que você divida o valor em 12x.

Mas é importante ressaltar que essas empresas têm autonomia para definir as condições comerciais das transações, como número possível de parcelas, juros aplicáveis e outras taxas a serem cobradas. 

E fique tranquilo, pois mesmo parcelando, essas empresas repassam o valor exato do débito ao órgão responsável.

Todos os estados já estão permitindo esse tipo de pagamento com cartão de crédito?

Não, Estados como o Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal, e alguns municípios como Campo Grande, já permitem esse tipo de pagamento.

Mas ainda há vários outros que não aceitam. Para conferir se seu município aceita o pagamento de impostos pelo cartão de crédito entre no site da Secretaria da Fazenda ou da Economia para checar essa possibilidade.

Como pagar o IPTU com o cartão de crédito

Confira abaixo o passo a passo para realizar o pagamento desse imposto através do seu cartão. 

Passo 1:  Entre no site do órgão responsável pela cobrança do IPTU no seu estado ou município. O primeiro passo é conferir se ele já está aceitando esse tipo de pagamento;

Passo 2: No próprio site do órgão fiscalizador, se esse tipo de pagamento for aceito, consulte como o pagamento poderá ser feito pelo próprio órgão ou através de empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento que oferecem essa possibilidade.

Lembrando que é fundamental fazer o pagamento apenas por essas empresas credenciadas, já que elas são as únicas legalmente autorizadas a aceitar o pagamento do IPTU através do cartão de crédito.

Passo 3 : Após isso, escolha uma dessas instituições para prosseguir com o pagamento do IPTU. 

No respectivo site, você deve informar os dados do seu imóvel, como número de inscrição do ímovel, e seus dados pessoais, como CPF, por exemplo. Com essas informações, é possível simular e escolher a melhor forma de pagamento.

Passo 4: É só seguir as instruções do site, adicionar os dados do seu cartão e finalizar o pagamento. 

Só não se esqueça de exigir o comprovante de pagamento dos débitos fiscais recolhidos. Já que é esse documento que comprova o recolhimento em favor do Estado.

Vale lembrar que além da forma online, alguns municípios permitem que os contribuintes possam realizar o pagamento via cartão de crédito de forma presencial para qualquer débito nos postos de Atendimento da Secretaria da Fazenda, ou órgão relacionado. Cheque a possibilidade com o seu município. 

E aí você já conhecia essa forma de pagar o IPTU do seu imóvel? Já pagou com o cartão de crédito alguma vez?