Anuidade Diferenciada: veja o que é e se vale a pena!

Veja se esse é o tipo de anuidade cobrada no seu cartão de crédito

Atualizado em outubro 18, 2022 | Autor: Carolina
Anuidade Diferenciada: veja o que é e se vale a pena!

Se você paga uma taxa de anuidade no cartão de crédito todo mês, já deve ter pensado pra que ela serve. E mais ainda, você sabia que existem alguns tipos de anuidade, como a anuidade diferenciada. 


Publicidade


Mas você sabe o que é esse tipo de anuidade? Se não conhece, chegou o momento de entender o que é, como funciona e se vale a pena ter cartões de crédito com esse tipo de anuidade. Veja só:

O que é a taxa de anuidade? 

A anuidade do cartão de crédito é uma taxa cobrada pelo uso. 

Geralmente é instituída para cobrir gastos como manutenção, gerenciamento, administração e monitoramento do seu cartão e também, às vezes, para garantir aqueles benefícios que você tem acesso.


Publicidade


A taxa de anuidade é uma cobrança de responsabilidade do banco ou da instituição financeira responsável pelo uso do cartão de crédito.

É importante frisar que a cobrança da tarifa de anuidade pode ser cobrada de forma mensal, dividida em parcelas ou anual, com pagamento à vista. 

Mas grande parte das instituições financeiras cobram a anuidade em parcelas, discriminada na própria fatura do cartão.

Existem diferentes tipos de anuidade?

Sim! Com uma variedade gigantesca de cartões e administradoras, há pelo menos 5 tipos de anuidades. 

São elas: anuidade convencional, anuidade diferenciada, anuidade dependente, anuidade gratuita e anuidade especial

Esses tipos de anuidade costumam se diferenciar pela forma que são cobradas na tarifa ao usuário.

O que é a anuidade diferenciada?

Essa é a forma mais comum no Brasil de cobrar pela anuidade. Normalmente, o pagamento da taxa é dividido em 12 vezes e diluído entre todos os meses do ano.

Por exemplo, ao invés de pagar de uma única vez a anuidade no valor de R$420,00, você paga em 12x de R$35,00.

No caso de anuidade diferenciada, também é possível citar aquelas anuidades que cobram um valor no primeiro ano, e outro valor, um pouco mais alto, para os próximos anos de uso do cartão.

Qual o custo da taxa de anuidade? 

A anuidade é definida de acordo com a classe do cartão, ou seja, se ele é básico, intermediário ou executivo. 

Os básicos têm anuidade mais barata e os intermediários e executivos, taxas mais elevadas, justificado pelos serviços, como seguros e benefícios exclusivos oferecidos para seus clientes.

Segundo o Bacen, as principais responsáveis por essa cobrança são as bandeiras do cartão de crédito, que cobram por disponibilizar ao cliente os serviços do cartão de crédito nos estabelecimentos que aceitam a bandeira do mesmo, fazendo com que os emissores do cartão repassem essa taxa ao usuário.

Então, vale a pena pagar a anuidade diferenciada?

A anuidade é uma taxa presente na maioria dos cartões de crédito disponibilizados atualmente, mas também é possível encontrar cartões vantajosos sem anuidade. 

Para escolher se vai valer a pena ou não pagar a anuidade diferenciada, vai depender do seu perfil de cliente e de quais benefícios está buscando. 

Por exemplo, se você está em busca de cartões de crédito que acumulam milhas, é normal que na maioria das opções sejam com anuidade. 

Por isso, se optar por um cartão de crédito com anuidade é necessário colocar na ponta do lápis se vale a pena pagar essa taxa de acordo com os benefícios oferecidos pelo cartão.

E lembre-se que esse dinheiro precisará ser separado mensalmente para arcar com o valor das parcelas. Ou seja, você terá uma opção de crédito facilitado, mas terá que pagar por isso.

Agora se pagar anuidade não é algo aceitável para você, então fique de olho e escolha cartões que não tenham essa cobrança. Atualmente o que não faltam são bons cartões, com diversos benefícios e que de quebra ainda não cobram anuidade.