Acumulei muitas milhas: vale a pena vendê-las?

Se não pensa em viajar, essa pode ser uma opção para acumular dinheiro

Atualizado em setembro 4, 2022 | Autor: Carolina
Acumulei muitas milhas: vale a pena vendê-las?

Se você tem um gasto frequente com o cartão de crédito e um bom programa de pontos é possível que tenha acumulado muitas milhas.


Publicidade


E aí surge a dúvida, “o que eu vou fazer com essas milhas?”.“Será que uso elas para viajar ou então vendê-las é uma boa opção?” Se você já passou por isso, provavelmente essas perguntas já surgiram na sua cabeça.

Foi pensando em você que fizemos um artigo analisando se vale ou não vender as milhas ao invés de comprar passagens aéreas com elas. Então, confira nosso artigo e tire todas as suas dúvidas:

O que são as tão famosas milhas e como funcionam?

As milhas fazem parte de um programa de benefícios e recompensas oferecido aos clientes pelos cartões de crédito.


Publicidade


Ao utilizar o cartão na função crédito ou até mesmo em alguns casos na função débito, para realizar compras, você acumula bonificações, as famosas milhas, que podem ser trocadas por passagens aéreas ou por outros produtos ou serviços, diretamente nas companhias aéreas.

Na maioria dos cartões, a conversão tem equivalência de uma milha para cada dólar gasto. Mas existem alguns, especialmente intermediários e de alta renda que oferecem mais milhas a cada dólar gasto nas compras.

Como é possível vender milhas? 

Quem usa o cartão de crédito com frequência e tem um bom programa de benefícios costuma acumular muitas milhas, e quando isso acontece, o cliente tem três opções: 

  1. Usar as milhas em alguma companhia aérea para fazer a próxima viagem;
  2. Transferir as milhas para outro programa de vantagens que permite trocá-las por produtos, serviços ou até mesmo cashback. 
  3. Ou então, vender as milhas para sites especializados e conseguir um dinheiro extra. 

O processo de venda é muito simples, tudo pode ser feito de forma online, através de sites especializados em compra e venda de milhas. 

 

Lembrando que não há nenhuma lei que impeça o repasse de pontos e milhas para terceiros. Você só precisa realizar a leitura dos termos de contrato do seu cartão e se certificar que não existe alguma cláusula informando que a pontuação é intransferível.

Quanto posso ganhar vendendo as milhas acumuladas? 

Bom, essa pergunta é um pouco difícil, porque o mercado de compra e venda de milhas é extremamente dinâmico, e por isso, as cotações variam ao decorrer do dia.

Mas vale lembrar que o valor que pode ser ganho depende da quantidade de milhas que você deseja vender, do programa de fidelidade que suas milhas fazem parte, da época do ano, se é alta ou baixa temporada, ou até mesmo da categoria do cartão e do programa de milhagem.

Por isso faça cotações em diversos sites confiáveis, e se possível, diariamente para comparar os preços. Você com certeza vai conseguir encontrar um valor que te agrada.

Vale a pena vender as minhas milhas? 

Os cartões de crédito, dia a dia, estão buscando oferecer uma experiência positiva aos usuários, as milhas são um exemplo disso.

E esses benefícios podem ser extremamente vantajosos e até lucrativos para os usuários, portanto se você está em dúvida se vale a pena vender suas milhas acumuladas, confira a nossa lista com as principais vantagens obtidos por essa prática:

  • Oportunidade de renda extra

Se você tem muitas milhas acumuladas, mas não pode se planejar para viajar antes do vencimento estipulado pelos programas de fidelidade, uma boa opção é vender as milhas para não perder o benefício conquistado.

Apesar da venda de milhas não ter uma cotação exata para ser utilizada como base na hora de vender, você pode vendê-las como uma forma de investimento e ainda lucrar.

Pode ser mais barato comprar passagens em dinheiro do que em milhas.

A depender da situação, é possível vender as suas milhas acumuladas e comprar passagens aéreas mais baratas no dinheiro ou cartão de crédito.

Se optar por comprar com o cartão, pode ainda acumular novos pontos em seu cadastro nos programas de fidelidade para trocar por mais milhas.